quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Diversidade de funções documentais


Na Universidade de Brasília (UnB), o registro de matrícula, ou seja, o ingresso do aluno na universidade ocorre com a entrega da documentação exigida na Secretaria de Administração (SAA); mas, afinal, o que é o registro? Registro é a confirmação de que os aprovados nos processos seletivos são, agora, discentes da instituição.
Para se concretizar o registro, é necessária a entrega de uma vasta documentação: carteira de identidade, certificado de conclusão do ensino médio, certificado de reservista, título de eleitor e CPF, por exemplo.
Dessa forma, é interessante notar que espécies documentais (com uma determinada função para nós) terão uma nova função e, consequentemente, um novo valor para a instituição mantenedora, visto que servirão para confirmar que o aprovado efetivamente está vinculado à UnB.
Diante de várias funções, qual função devo colocar no meu plano de classificação? Apesar da diversidade, o documento sempre terá uma única função, melhor dizendo, embora haja várias funções associadas a ele, o documento será guardado pela instituição com base em apenas uma função. Mas qual função? Aquela que, para a instituição, o documento ajude a provar sua atividade, pois, como sabemos, o documento de arquivo é fruto da atividade que o gerou e é dotado de organicidade, isto é, estabelece uma ligação com outros documentos baseado na função das atividades do titular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário