Na sexta-feira passada (25/08), tivemos uma aula no Arquivo Central (ACE) da UnB, nesse dia nos foi passada uma atividade de análise do arquivo, para isso houve uma divisão de funções dentro do grupo: dois alunos tornaram-se jornalistas (Josué e Hugo); dois eram apenas observadores (Alexandre e Isabela) e deviam analisar o arquivo intermediário e o permanente; uma era analista tecnológica (Aline C.); uma era a investigadora (Aline A.); e um era o relator (Yago), que devia juntar todas as informações transmitidas pelo restante do grupo.
Algumas lições foram aprendidas, a nosso ver, a mais importante foi a identificação da tipologia documental, que se constitui na razão do documento estar no arquivo, ou seja, a função que a espécie documental terá para o fundo mantenedor. Dessa forma, a função que a espécie documental tem para o arquivo não, necessariamente, está relacionada ao assunto do documento, pois os motivos para a guarda, geralmente, são diferentes da razão de criação do documento de arquivo.
Por exemplo, um professor universitário foi convidado para participar de uma conferência em um estado brasileiro, normalmente diríamos que o assunto do documento seria “Viagem para conferência ‘X’ ”, porém o assunto correto seria “Autorização de afastamento da universidade” e os documentos de arquivo formadores desse processo poderiam ser guardados para prestação de contas por parte do docente, logo a nossa tipologia seria: Autorização de afastamento da universidade para prestação de contas. Reparem que o documento nasceu com uma função e será mantido no arquivo por causa de outra totalmente diferente.
Mas, voltando à atividade: temos que fazer um relatório que responda aos questionamentos passados pelo professor:
- Quais as espécies documentais existentes no ACE?
- Quais as correspondentes funções de tais espécies?
- Quais os tipos documentais existentes no ACE?
- Relacione as séries documentais do arquivo do ACE com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das três idades.
- Sugira um plano de classificação para os documentos do ACE
- Que ações arquivísticas poderiam ser implantadas no ACE?
Para realizar essa atividade, identificamos três espécies documentais:
Contas Telefônicas
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Observação: As imagens são meramente ilustrativas.
ESPÉCIE DOCUMENTAL
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FUNÇÃO
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TIPOLOGIA
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CICLO DE VIDA
(Idades documentais)
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Estatuto do
Centro Acadêmico (CA)
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Regular o funcionamento do CA
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Estatuto do CA para regular o
funcionamento
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Permanente
(3ª Idade)
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Conciliações
Bancárias
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Controle financeiro
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Conciliações bancárias para controle
financeiro
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Intermediário
(2ª Idade)
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Contas telefônicas
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Comprovação de pagamentos
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Contas telefônicas para comprovação de pagamentos
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Intermediário
(2ª Idade)
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PLANO DE CLASSIFICAÇÃO
Fundo
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Espécie Documental
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Função
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UnB
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Estatuto
do Centro Acadêmico (CA)
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Regulação
de funcionamento
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UnB
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Conciliações
Bancárias
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Controle
financeiro
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UnB
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Contas telefônicas
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Comprovação
de pagamentos
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Regulação de funcionamento: normas e regras que devem ser respeitadas pelos Centros Acadêmicos.
Controle financeiro: avaliação da condição financeira da instituição.
Comprovação de pagamento: resguardar a instituição contra medidas judiciais.
Por fim, para finalizarmos essa primeira atividade, é necessário sugerir ações que podem ser implementadas no ACE. A primeira sugestão é uma maior divulgação por parte dos colaboradores do arquivo. Os dois jornalistas do grupo tinham o papel de perguntarem aos discentes da UnB o que eles sabiam sobre o arquivo, as respostas demonstraram que a nossa comunidade acadêmica tem pouco conhecimento do papel e da importância do ACE. Outra sugestão é disponibilizarem um passo a passo do caminho que os documentos fizeram para chegar ao arquivo, pois é imprescindível termos uma noção do todo para, assim, entendermos a razão que fez determinado documento ser guardado, seja permanentemente ou transitoriamente.
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