sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Mapeamento, a incrível maratona feita pelo documento!

Após a primeira visita ao Arquivo Central da UnB (ACE), foi designada a tarefa de realizar um mapeamento de uma atividade do mesmo. Isso mesmo, a nossa esquipe do S.O.S Diplomática que já estava de prontidão para mais uma missão foi mais uma vez ao resgate! Dessa vez a nossa estratégia de socorro foi ir novamente no ACE.

Por que fomos ao ACE de novo? Bem, um mapeamento de uma atividade não é algo tão simples como parece ser. É necessário conhecer mais sobre a instituição e fazer entrevistas para ter conhecimento do funcionamento e fluxo do documento. Ao chegar no ACE o salva guardas documental Eron nos recepcionou e trocou uma ideia sobre algumas atividades do arquivo. Após a conversa que foi bem produtiva, ele nos encaminhou para o arquivo intermediário para escolhermos uma tipologia documental para realizar o mapeamento. Lá a Arquivista guardiã Gláucia, nos deu uma aula sobre a tipologia escolhida que foi a Listagem de Eliminação de Documentos! 

A eliminação de documentos é uma ação que deve ser realizada cautelosamente, uma vez que os documentos produzidos pela UnB possuem caráter público. A eliminação irá ocorrer após uma avaliação dos documentos, onde serão identificados quais os documentos a serem eliminados, preservados e preservados por tempo ilimitado. Como a UnB é um órgão público ela deve seguir a Resolução do CONARQ nº 7, de 20/05/1997, art. 2º que trata sobre a eliminação de documentos.

O trâmite para que documentos sejam eliminados é o seguinte:


  1. Avaliação pelo Arquivista, verificando se os documentos avaliados poderão ser eliminados, ou se deverão ser preservados. O Arquivista elaborará a Listagem de Eliminação de Documentos (Resolução do CONARQ nº 7, de 20/05/1997, art. 2º), indicando quais documentos já podem ser eliminados;
  2. A Listagem de Eliminação de Documentos passará pela aprovação de uma Comissão de Avaliação de Documentos, que é um grupo de profissionais das áreas as quais os documentos se referem;
  3. Após a aprovação da Comissão de Avaliação de Documentos, a Listagem será encaminhada para a Reitoria da UnB.
  4. Uma vez aprovada a eliminação. a Listagem de Eliminação de Documentos será enviada para o Arquivo Nacional (Órgão máximo no que diz respeito a documentos arquivísticos), que autorizará a eliminação, reenviando a Listagem para o Arquivo Central;
  5.  Com a eliminação autorizada pelo Arquivo Nacional, será publicado um Edital de Ciência de Eliminação de Documentos, que visa dar ciência a toda a comunidade de quais documentos serão eliminados;
  6. Se, dentro do prazo definido pelo Edital ( de 30 a 45 dias - Resolução CONARQ nº 7, de 20/05/1997, art. 5º), em que o Edital for publicado ninguém se manifestar contra a eliminação dos documentos, poderá ser realizada a eliminação, sendo elaborado o Termo de Eliminação de Documentos.
Agora segue o fluxo do nosso mapeamento caros universitários desesperados!


Bem, este é o primeiro rascunho do mapeamento da listagem de eliminação com as informações que foram passadas a nossa equipe do S.O.S Diplomática. Para que seja definitivo é necessário reuniões e feedback do ACE, onde serão feitos ajustes caso necessários.

Até a próxima e segue o Bonde Documental!




3 comentários:

  1. Trabalho bem estruturado e bem fundamentado. Mas, com base na orientação do André essa atividade deveria ser relativa ao fluxo de um documento do foco de estudo do seu grupo.

    ResponderExcluir
  2. O foco de estudo do grupo são as documentações nas Instituições de Ensino Superior, mas com foco na Universidade de Brasília. Documentações como as necessárias à matrícula, por exemplo.
    O órgão no qual poderemos obter mais informações a respeito do assunto é o SAA - Secretaria de Administração Acadêmica. Trabalhamos, portanto, com diversas documentações, sendo assim, documentos da SAA, por exemplo, podem ser transferidos ao Arquivo Central da UnB e posteriormente serem eliminados, logo o fluxo representado pelo grupo não está de todo errado.
    O grupo uniu o útil ao agradável, isto é, aproveitamos a visita ao Arquivo Central para fazermos o fluxo (comando dado pelo professor Luis Carlos) e escolhemos uma atividade que não se dissocia do nosso tema.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a maratona começa já no arquivo corrente

    ResponderExcluir