quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Oficina Virtual

Olá pessoal!!!

Como vocês sabem o grande dia, o dia da apresentação das oficinas, foi na última sexta-feira, 10 de novembro.
Mas nós do SOS Diplomática não nos esquecemos de vocês!! Viemos aqui para contar um pouco como foi a nossa oficina e aproveitar para fazer uma Oficina Virtual para os nossos queridos leitores que não estiveram presentes.
Vamos lá!!!


Primeiramente, nós pedimos para que os participantes assinassem a "Ficha de Controle de Participantes", no total tivemos 71 participações.





Bem, então vamos começar?

Iremos começar com a dinâmica do "Verdadeiro ou Falso?" onde você terá que tentar adivinhar qual o certificado verdadeiro e qual o certificado falso. Sinta-se a vontade para deixar sua opinião nos comentários abaixo.


CERTIFICADO 1






CERTIFICADO 2








E aí?? Conseguiu descobrir??


Antes de revelar, vamos entender onde está esse documento e porque ele é objeto de estudo da Arquivologia. Para isso é necessário compreender o que é Arquivologia.

A Arquivologia é a ciência do contexto! Como já dissemos antes, o contexto é o ambiente de produção do documento de arquivo. E qual seria o contexto de produção do certificado que mostramos acima??

O certificado está dentro do dossiê do aluno.

O dossiê do aluno é um dos documentos presentes na SAA - Secretaria de Administração Acadêmica da Universidade de Brasília. Ele é o processo individual do aluno onde seu percurso acadêmico é documentado. O dossiê (espécie documental) serve para o controle acadêmico (função), este por sua vez será usado para subsidiar a formatura ou o desligamento do aluno da instituição.
A SAA é o produtor arquivístico do dossiê, pois é ela quem o utiliza e o guarda como prova de suas atividades. Um exemplo simples para entender esse conceito de produtor arquivístico é pensar em você mesmo. Como assim?
O produtor arquivístico não é quem produziu ou emitiu o documento. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode até ter sido produzida e emitida pelo Detran, mas quem é o produtor arquivístico dela é o condutor, pois é ele quem usa a CNH e precisa guardá-la como prova.

Continuando...

Diversos documentos compõem o dossiê, dentre eles foi escolhido o Certificado do Ensino Médio para realizar uma análise mais profunda. O certificado foi escolhido também devido ao grande número de fraudes que ocorrem atualmente. Basta pesquisar e você verá o grande número de notícias que apresentam falsificações e compra de diplomas. É um tema bastante recorrente, por isso é necessário que você entenda um pouco sobre o assunto.

Mas você deve estar se perguntando "O que a Arquivologia tem a ver com tudo isso?"

Bem, dentro da Arquivologia há uma disciplina chamada Diplomática e Tipologia Documental. É essa disciplina que estuda tudo isso que estamos falando. A tipologia estuda o contexto documental já falado anteriormente, ou seja, a função do documento dentro da instituição, a função arquivística do documento para o seu produtor.
Já a diplomática estuda a autenticidade do documento, e é aí que entra a nossa dinâmica novamente!!
A autenticidade diz respeito aos sinais que tornam o documento autêntico, como por exemplo: carimbo, assinatura, marca d'água, timbre de papel, data, dentre outros aspectos.
É por meio de conhecimentos diplomáticos que saberemos qual o certificado verdadeiro e qual o falso.

E agora? Sabendo dessas informações você consegue identificar os certificados acima??

Então vamos revelar!!!

O segundo certificado é o verdadeiro e o primeiro é o falso.
Observe que a assinatura na frente difere da assinatura do verso sendo que é a mesma pessoa. As datas no verso do documento não correspondem. Há falhas nos nomes tanto do aluno como do diretor. O número do parecer e os números no canto inferior direito do verso do documento estão alterados.

Bem, espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouco desse universo de conhecimento!!

Como brinde entregamos nada mais nada menos do que um dossiê com um certificado e um histórico de participação na nossa oficina.


       







Agora aproveitamos a oportunidade para te mostrar algumas fotos de como foi a nossa oficina. Confira abaixo:




 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário