sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Como explicar termos técnicos?



Está chegando a hora da nossa apresentação e muitas dúvidas começam a surgir, esses questionamentos podem ser resumidos em uma única pergunta: como explicar termos técnicos para quem não é da área de Arquivologia? Se já é difícil para nós entendermos, imagine para pessoas que não possuem contato ou nunca ouviram falar em termos como “diplomática” e “tipologia”.
        Nós, então, tivemos uma ideia/solução: iremos apresentar esses e outros conceitos de uma maneira mais simples. De que maneira? Relacionando-os com o nosso cotidiano e com situações que passamos ou podemos passar no dia a dia. Vamos lá!

        O primeiro ponto, na apresentação, é definir o que é Arquivologia! Arquivologia pode ser definida como um campo de estudo ou uma matéria para concurso, todavia, para nós, ela é a ciência do contexto. Mas o que é contexto? Contexto é o ambiente de produção do documento de arquivo.
O primeiro passo para se entender o ambiente de produção é procurar o que a pessoa (instituição, empresa) faz, pois o documento de arquivo é o que comprova a atividade realizada por ela. Por exemplo, sou uma pessoa que dirige algum veículo, para comprovar a atividade “dirigir”, é necessária a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); a carteira é a minha espécie documental, mas qual a utilidade da carteira? Ela prova que sou apto a dirigir legalmente (função). Juntando espécie (CNH) e função (comprovar a aptidão para dirigir), temos a tipologia: CNH para provar aptidão para dirigir.
Trazendo esse exemplo para o nosso campo de análise, a SAA produz o dossiê do aluno, que serve, na sua fase corrente (no dia a dia), para acompanhamento do aluno na universidade. Porém, passada a fase corrente, ela é guardada no Arquivo Central (ACE). Apesar de não estar mais ativo, há duas situações cruciais para a sua utilização: desligamento e formatura. Dessa forma, o dossiê do aluno para controle acadêmico (subsidiar a formatura ou o desligamento) é a nossa tipologia.
Dentro do dossiê, há vários documentos, escolhemos o certificado do ensino médio, por causa das inúmeras fraudes que tem ocorrido no processo de ingresso na faculdade ou universidade. É só fazer uma simples busca no Google que encontramos vários sites para comprar certificados falsificados e diversas notícias sobre o assunto.
Assim, o próximo ponto que se coloca em questão é: como saber se um certificado é verdadeiro ou falso? É papel do arquivista saber isso? Para explicar a questão da veracidade e da autenticidade, pensamos na seguinte situação: quando conhecemos uma nova pessoa, temos como saber se ela é falsa ou verdadeira? A resposta é não! O mesmo ocorre com o arquivista, para ele, todos os documentos contidos num arquivo são verdadeiros e autênticos, em outras palavras, todos os documentos são confiáveis.
Com o tempo, uma pessoa pode mudar e “vacilar” com você? A resposta é sim! Como desconfiamos ou sabemos que uma pessoa é falsa? Pelos sinais que ela vem apresentando ou apresenta. Há certas características em uma pessoa que demonstram se ela é ou não confiável, o interessante é que com o arquivo acontece a mesma coisa, há sinas nele que comprovam a sua autenticidade: carimbo, assinatura, número do RG, etc. Caso esses sinais sejam adulterados ou falsificados, percebemos que eles não são confiáveis.
Por último, não somos as mesmas pessoas na universidade, não somos as mesmas pessoas com a família e não somos as mesmas pessoas com os nossos amigos. O que isso tem a ver com os documentos de arquivo? Porque com eles ocorrem a mesma coisa: o documento de arquivo pode ter inúmeras funções e por que isso ocorre? Porque varia a situação! E o que é a situação? É o nosso ambiente de produção, ou seja, o nosso contexto. Entretanto, é importante destacar: o documento de arquivo terá apenas uma única função quando ele for guardado definitivamente no arquivo, e é papel do arquivista encontrar a razão da guarda definitiva!

Aaah! Não se esqueça! Nossa oficina é daqui a pouco, às 19h, na entrada do ICC Norte!
Você não vai perder né?!






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