O assunto de hoje é análise documental, vamos observar como três autores realizam análise tipológica de um documento. Vamos conhecer a perspectiva de Lopez, Archiveros de Madrid e da região de Madri. Essa análise nos dará diferentes perspectivas.
Separamos três séries para que você possa compreender melhor essa questão. Estão lembrados que o nosso foco é documentação de Secretaria Acadêmica? Então, vamos analisar três séries que compõem o fundo da Secretaria Acadêmica da Universidade de Brasília: dossiê de aluno, processo de reintegração de aluno e guia de transferência.Estão prontos? Então vamos juntos aprender um pouco de Diplomática.
Análise tipológica mínima (Lopez)
Fundo/Titular
|
Espécie
|
Função
|
Tipo/Série
|
SAA-UnB
|
Dossiê
de aluno
|
Comprovar
vínculo do aluno com a Instituição
|
Dossiê
de aluno para comprovar vínculo com a instituição
|
Processo de
reintegração de aluno
|
Comprovar retorno do
aluno à Instituição
|
Processo de
reintegração de aluno para comprovar retorno à Instituição
|
|
Guia
de transferência
|
Assegurar
admissão em outra Instituição
|
Guia
de transferência para assegurar admissão em outra Instituição
|
Análise do grupo de los
archiveros de Madrid
1. Denominação
1.1. Dossiê
1.2. Processo
1.3. Guia
2.
Definição
2.1. Série de
documentos que tratam e/ou revelam a vida de um ou mais indivíduos
2.2. Conjunto
de documentos que dão uma sequência a alguma ação ou atividade
2.3. Documentos em que se recebem dados e informações que
são acompanhados para poderem transitar livremente
3.
Código de classificação
3.1. 020.2;020.5
3.2. 020.2;020.5;023.13;063.2;063.6
3.3. 020.2;020.5;023.13;063.2
4.
Características extrínsecas
4.1. Denominação:
Dossiê de aluno
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa, tamanho ofício
Suporte:
Papel
Gênero:
Textual
Validação:
Assinatura e carimbo
4.2. Denominação: Processo de Reintegração
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa, tamanho ofício
Suporte:
Papel
Gênero:
Textual
Validação:
Assinatura e carimbo
4.3. Denominação:
Guia de transferência
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa, tamanho ofício
Suporte:
Papel
Gênero:
Textual
Validação:
Assinatura e carimbo
5.
Produtor
Aluno
6.
Destinatário
SAA - UnB
7.
Legislação
8.
Trâmite
8.1. O aluno
junta e leva os documentos solicitados para a instituição – O órgão competente
faz a análise – Os dados necessários são inseridos no comprovante – É gerada a
matrícula do aluno
8.2. O aluno
junta e leva os documentos solicitados para a instituição no prazo determinado
– O órgão competente faz a análise – Os dados necessários são inseridos no
comprovante – O aluno é reintegrado à instituição
8.3. O aluno
solicita a transferência - O aluno junta e leva os documentos solicitados para
a instituição no prazo determinado – O órgão competente faz a análise – Os
dados necessários são inseridos no comprovante – O aluno é permitido de se
transferir de instituição
9.
Documentos do trâmite
RG*², CPF*², Certificado de Conclusão e
histórico escolar de Ensino Médio*², Certificado de reservista*¹*², Título de
eleitor e comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral
*¹Somente para o sexo masculino
*² Cópia autenticada
10.
Ordenação da série
Assunto
11.
Conteúdo
11.1.Dossiê + documentos supracitados
11.2.Documentos supracitados + Formulário de
solicitação
11.3.Histórico escolar ou documento
equivalente que comprove a carga horária e o desempenho do aluno
12.
Vigência administrativa
12.1.Até que o aluno seja transferido, ou
jubilado, ou se torne um formando
12.2.Até que seja confirmada a reintegração do
aluno pela instituição
12.3.Até que seja efetuada e finalizada a
transferência
13. Eliminação
13.1.
Após até 100 anos
13.2.
Após 2
anos do indeferimento
13.3.
Após 2 anos do indeferimento
Análise da região de Zaragoza
1. Organismo produtor
Aluno
2.
Código
2.1. 020.2;020.5
2.2. 020.2;020.5;023.13;063.2;063.6
2.3.020.2;020.5;023.13;063.2
3.
Tipo
3.1. Dossiê de aluno para comprovar
vínculo com a instituição
3.2. Processo de reintegração de aluno para
comprovar retorno à Instituição
3.3. Guia de transferência para assegurar
admissão em outra Instituição
4.
Definição
4.1. Série de
documentos que tratam e/ou revelam a vida de um ou mais indivíduos
4.2. Conjunto
de documentos que dão uma sequência a alguma ação ou atividade
4.3. Documentos em que se recebem dados e informações
que são acompanhados para poderem transitar livremente
4. Características extrínsecas
5.1. Denominação:
Dossiê de aluno
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa, tamanho ofício
Suporte:
Papel
Gênero:
Textual
Validação:
Assinatura e carimbo
5.2. Denominação: Processo de Reintegração
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa, tamanho ofício
Suporte:
Papel
Gênero:
Textual
Validação:
Assinatura e carimbo
5.3. Denominação:
Guia de transferência
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa, tamanho ofício
Suporte:
Papel
Gênero:
Textual
Validação:
Assinatura e carimbo
Bem pessoal, por hoje é só, esperamos que vocês tenham aprendido um pouco sobre séries e análise tipológica. Até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário