Imagem disponível aqui |
Você sabe a diferença entre um documento autêntico e um documento genuíno? Segundo Duranti (1996, p. 8) um documento é autêntico quando apresenta todos os elementos que são estipulados para prove-lo de autenticidade, como carimbo, assinatura, o timbre do papel e demais aspectos explicados em postagens anteriores.
Já um
documento é considerado genuíno quando é verdadeiramente
o que se propõe a ser, isto é, quando o documento é autêntico e verídico ao
mesmo tempo. Duranti (1996, p. 8-10) dá um exemplo de um julgamento que é legalmente autêntico
quando está assinado pelo juiz e também é genuíno se a assinatura do juiz não é
falsificada, ou seja, é verdadeira.
Vamos analisar um dos documentos foco do grupo: processo de reintegração do aluno. Este documento tem como objetivo solicitar a reintegração do aluno que por algum motivo tenha sido desligado.Os documentos que integram este processo são: formulário de solicitação, histórico escolar e forpen do aluno. (Veja mais aqui.)
Analisando estes documentos percebemos que para serem autênticos eles precisam apresentar alguns requisitos de validação como: assinaturas, carimbo da instituição, papel timbrado da UnB e data da emissão.
Para que o processo seja verídico é necessário que as informações apresentadas nos documentos que compõe o processo sejam verdadeiras. No formulário de solicitação de reintegração há uma pergunta quanto ao motivo do desligamento do aluno, caso o aluno omita informações o documento perderá a sua veracidade. Esse é o único momento em que o documento poderá deixar de ser verídico e, consequentemente, genuíno.
Sendo assim, um documento é genuíno quando é tanto autêntico quanto verídico. O documento analisado será genuíno se conter os sinais de validação e se as informações nele contidas forem verdadeiras.
Fluxo do trâmite do processo de reintegração.Fonte aqui. |
DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Disponível aqui
Reintegração de discente da UnB. Disponível aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário